17 de Outubro de 2017

rtp-madeira.jpg

Logo - Madeira Viva.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 17 de outubro tivemos a oportunidade de ir divulgar a nossa apresentação "Música, Cérebro e Emoção" no programa "Madeira Viva" da RTP Madeira apresentado por Sofia Relvas.

Carina Freitas e Gonçalo Barradas - RTP Madeira O

Carina Freitas e Gonçalo Barradas - RTP Madeira.j

 

Carina Freitas e Gonçao Barradas.JPG

RTP Madera - Carina Freitas , Gonçalo Barradas, S

 

 

publicado por carinafreitas às 12:16 link do post
16 de Outubro de 2017

image_content_1057637_20171016120425.jpg

 

Noticia publicada no Diário de Noticias da Madeira a 16 de outubro 2017, sobre Agenda FNAC

A FNAC Madeira apresenta uma agenda cultural recheada com um rol de eventos que, com certeza, irão prender a atenção das pessoas.

O primeiro começa esta quarta-feira, pelas 19h30, com o ciclo de conversas ‘Música, cérebro e emoção’, que será proferido por Gonçalo Barradas e Carina Freitas. Uma sessão onde irão ser conhecidas as respostas emocionais à música e de como o cérebro as processa através de uma perspectiva das neurociências e da psicologia da música. Haverá um momento musical protagonizado por Ana Rita Nunes.

Já na sexta-feira haverá música ao vivo com os Blue Oak, cuja actuação está prevista para as 19h30. Refira-se que fazem parte da banda Babi Campos (voz), Francisco de Albuquerque (baixo, voz e viola acústica), Humberto Anjo (teclas), Geraldino Camacho (bateria), Bruno Lucas (guitarra eléctrica), Georgina Fernandes e Susana Martins (backvocals).

Ao som melódico do blues, do soul e do rock clássico a banda apresenta-se, desta forma, ao vivo para um showcase de estreia no Fórum FNAC.

Sábado, dia 21 de Outubro, realiza-se, pelas 17 horas, um evento infantil, intitulado ‘Hora do Conto, que tem como tema ‘O urso e a casa dos livros’ e que será protagonizado por Leda Pestana.

Também no sábado acontece, desta feita pelas 19 horas, o ciclo de conversas ‘Discutir a igualdade’ que terá como oradores Mariana Bettencourt e Joaquim Sousa, sendo este moderado por Bárbara Reis. Refira-se que nesta espécie de debate será dada voz às questões sobre igualdade na educação e de género.

No domingo, pelas 16h30, haverá novamente música ao vivo com os Ecomusicalis, que será abrilhantado por Filipe Teixeira e Emanuel Faria. Um projecto de música de natureza que promete cativar, uma vez que o Fórum FNAC estará decorado a rigor com motivos de floresta.

Os eventos são de entrada livre.

 

Link para a noticia:

http://www.dnoticias.pt/5-sentidos/fnac-realiza-ciclo-de-conversas-e-espectaculos-de-musica-ao-vivo-DK2185630

 

publicado por carinafreitas às 12:04 link do post
16 de Outubro de 2017

Carina Freitas & Gonçalo Barradas - FNAC _ MúsicNotícia publicada no Jornal da Madeira, a 16 de outubro de 2017:

Até domingo, a FNAC apresenta uma agenda cultural com vários eventos com ciclos de conversas e música.

No ciclo de conversas, “Música, cérebro e emoção, esta quinta-feira, às 19h30, com Gonçalo Barradas e Carina Freitas. Nesta sessão conhece as respostas emocionais à música, e como o cérebro as processa através de uma perspetiva das neurociências e da psicologia da música. Assiste a um apontamento musical com Ana Rita Nunes.

Depois, na sexta, pelas 19h30, música ao vivo, “Blue Oak”. Fazem parte da banda Babi Campos (voz), Francisco de Albuquerque (baixo, voz e viola acústica), Humberto Anjo (teclas) e Geraldino Camacho (bateria), Bruno Lucas (guitarra elétrica) e ainda Georgina Fernandes e Susana Martins (backvocals). 

Ao som melódicos do blues, do soul e do rock clássico a banda apresenta-se ao vivo para um showcase de estreia no Fórum FNAC. 

Leda Pestana, no sábado, pelas 17h00, vai proporcional um evento infantil, com a hora do conto, com “O urso e a casa dos livros”. Esta é a terceira de cinco 'Horas do Conto' muito especiais, e permite habilitar-se a ganhar um cartão oferta FNAC.

No sábado, pelas 19h00, novo ciclo de conversas, “Discutir a igualdade”, por Mariana Bettencourt e Joaquim Sousa, moderado por Bárbara Reis.

Há 1001 formas de discutir a igualdade. Para este debate em jeito de conversa aberta com o público, damos voz às questões sobre igualdade na educação e igualdade de género onde também poderás participar.

Música ao vivo com o “Ecomusicalis”, no domingo, pelas 16h30, por Filipe Teixeira e Emanuel Faria. O projeto de música de natureza promete uma atuação muito especial pois o Fórum FNAC estará decorado a rigor com motivos de floresta, gentilmente cedidos pela A Túlipa. 

 

Link para a notícia:

https://www.jm-madeira.pt/cultura/ver/17900/Semana_com_musica_na_FNAC

 

publicado por carinafreitas às 11:50 link do post
15 de Outubro de 2017

Printscreen Agenda FNAC - Música, Cérebro e Emo

 

Link para a página:

http://www.culturafnac.pt/musica-cerebro-e-emocao/

 

publicado por carinafreitas às 13:55 link do post
02 de Outubro de 2017

Meu artigo no Jornal da Madeira de 1 de outubro de 2017, a propósito do Dia Mundial da Música.

 

Link:

https://www.jm-madeira.pt/opinioes/ver/527/A_musica_e_a_medicina

 

A MÚSICA E A MEDICINA

 

No dia 1 de outubro comemora-se, desde 1975, o dia Mundial da Música. Aproveitando esta efeméride, gostaria de descrever algumas das relações existentes entre a música e a medicina, as minhas duas paixões.

Segundo a mitologia grega, os gregos escolheram o mesmo deus, Apolo, para ser o guardião destas duas artes. E não foi por acaso. A escolha baseou-se no facto de que os médicos (tal como os músicos) eram também considerados artistas, cuidando das dissonâncias que perturbavam a harmonia do corpo. A saúde nada mais era do que a harmonia entre o corpo e a alma, entre as diversas partes anatómicas do homem e a sua mente. Mais tarde, Esculápio, filho de Apolo, herdou o dom de ser deus da medicina, e continuou a manter a tradição, tratando as doenças com recurso aos sons da sua lira.

Não é novidade que a música é uma fonte inesgotável de prazer. A música faz-nos sentir bem e é, por isso mesmo, terapêutica. A música tem a capacidade de desencadear emoções que nos encantam, surpreendem, e que até nos viciam. Tudo com uma simplicidade e beleza inexplicáveis.

Hoje em dia existem dois tipos de intervenções terapêuticas que utilizam a música: a musicoterapia e a música-medicina. A musicoterapia é a intervenção mais antiga, mais conhecida e é praticada por um musicoterapeuta, que medeia a relação entre o paciente e a música. Já a música-medicina é um conceito relativamente recente, em que os profissionais de saúde utilizam a audição de música pré-gravada e seus constituintes (ritmo, tempo, tonalidade, timbre, melodia, harmonia e modo) como instrumento terapêutico, sem recorrer ao musicoterapeuta. A música por si só desencadeia respostas fisiológicas e psico-emocionais que podem aliviar sintomas e facilitar a regulação emocional.

Nos últimos anos tem havido um interesse crescente em utilizar a música-medicina na reabilitação neurológica. Graças aos avanços tecnológicos, as neurociências ofereceram um enorme contributo para a compreensão dos mecanismos cerebrais subjacentes ao processamento musical em várias patologias. Clarificaram como a música altera a estrutura e as funções cerebrais, e de como esta poderia ser usada terapeuticamente. Assim, métodos de reabilitação inovadores, baseados em música, têm sido desenvolvidos com o objetivo de melhorar diferentes défices: motores, cognitivos, linguagem, emocionais e sociais. Os estudos têm mostrado fiabilidade e eficácia em várias patologias, tais como: Parkinson, demências incluindo Alzheimer, acidente vascular cerebral (AVC), afasia, dislexia, autismo. É para mim motivo de satisfação e orgulho ter conhecimento que a equipa de investigação do NeuroRehab Lab, inserido na UMa/M-ITI, liderada pelo Dr. Sergi Bermúdez (Ph.D. Eng.), tem vindo a desenvolver tecnologias de reabilitação neurológica baseadas em música, com a colaboração do Serviço de Saúde da RAM, o que irá beneficiar pacientes com demências e AVC na Madeira.

Em resumo, não duvide que a música dá saúde. Já diz o ditado popular: “quem canta, seu mal espanta!” E porque hoje é o dia dela, viva a Música! 

Carina Freitas

publicado por carinafreitas às 02:05 link do post
27 de Setembro de 2017

Filipe Ribeiro e Carina Freitas - 27 de Setembro 2

Carina Freitas - FPTV - 27 de SEtembro de 2017.jpg

 

Hoje dia 27 de Setembro colaborei em mais um programa da FPTV/SIC Internacional "Haja Saúde", desta vez com o tema Perturbação do Comportamento e Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção.

 

publicado por carinafreitas às 02:16 link do post
sinto-me:
03 de Setembro de 2017

Foi no dia 2 de Setembro de 2017 que participei numa pequena entrevista na estreia do Programa "Focus Portuguese" com apresentação de Sérgio Mourato. Repetição do programa no dia 3 de setembro 2017.

Comentei sobre a Doença de Alzheimer e das intervenções musicais possíveis nesta doença.

OMNI - Focus Portuguese.jpg

Carina Freitas e Sérgio Mourato -OMNI - Focus Por

Carina Freitas e Sérgio Mourato.jpg

Carina Freitas OMNI TV.jpg

Carina Freitas - Focus Portuguese.jpg

 

publicado por carinafreitas às 23:14 link do post
03 de Setembro de 2017

No dia 23 de agosto de 2017, o programa Haja Saúde foi sobre o tema " Dificuldades de aprendizagem".

Com apresentação de Filipe Ribeiro, comigo como convidada regular e desta vez com mais 2 convidadas: Leonor Ávila e Cidália Pereira (Instituição Abrigo).

Carina Freitas e Filipe Ribeiro - FPTV - 23 de Ago

 

Logotipo FPTV.jpg

 

publicado por carinafreitas às 23:01 link do post
22 de Agosto de 2017

Logotipo CHIN.jpg

 

Fátima Martins, Tiago, Carina e Susana.jpg

 

A convite da apresentadora e produtora Fátima Martins, participei no programa "NOTAS SOLTAS" das Manhas da CHIN.

Acompanhei o Tiago e a sua mãe que quiseram falar sobre a participação no meu projecto de Doutoramento na área das Neurociências/Autismo/ Música

Pode ouvir a entrevista em:

 

http://www.aconversa.ca/2017/08/dra-carina-freitas-e-o-orgulho-do-jovem-tiago-em-participar-em-estudo/

Rádio - 22 de Agosto 2017 com Tiago silva e Fáti

IMG_1955.jpg

Logotipo CHIN.jpg

 

 

 

 

 

publicado por carinafreitas às 22:47 link do post
12 de Agosto de 2017

Já completou dois anos desde que iniciei a minha colaboração com a FPTV/SIC Internacional no programa "Haja Saúde", de frequência mensal, para discutir temas na área da saúde mental infantil, e com a participação em directo dos telespectadores das provincias do Ontario e do Québec.

Aqui ficam algumas fotografias do último programa com apresentação de Filipe Ribeiro.

20170726_204902.jpg

20170726_204935.jpg

20170726_210921.jpg

 

 

publicado por carinafreitas às 22:22 link do post
Abril 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Olá Vanice. Obrigada pelo seu contacto. Vou enviar...
Olá! Sou estudante de música e regente de coro inf...
blogs SAPO